A Square Enix entrevistou o diretor Kazutoyo Maehiro sobre Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles, e a conversa deu mais detalhes sobre o que se esperar do RPG tático, o que não se deve esperar e como foi o processo de desenvolvimento. O projeto iniciou em 2018, após as raids de Ivalice em Final Fantasy XIV, mas o desenvolvimento só entrou no modo turbo após o lançamento de Final Fantasy XVI.

Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles – Trailer de Anúncio

Como o jogo não parece ter tantas mudanças expressivas, as maiores sendo adição de vozes e reformulação da UI, a quem quesitone porque demorou tanto para o desenvolvimento ser completo. Em resposta, Maehiro disse que eles não tinham mais o código-fonte do jogo original.

Qual foi o maior desafio que vocês enfrentaram ao criar FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles?

Houve vários desafios enormes, mas todos eles surgiram do fato de que os dados-mestre e o código-fonte do jogo original não existem mais.

Isso não quer dizer que eles foram mal armazenados ou gerenciados de forma descuidada — simplesmente não era comum manter esse tipo de dado na época.

Naqueles dias, não tínhamos ferramentas robustas de gerenciamento de recursos como existem hoje. Além disso, o fluxo de produção era feito de forma que a versão japonesa fosse desenvolvida primeiro, e depois as versões localizadas eram criadas sobrescrevendo os dados com os de outros idiomas, como o inglês.

Também não existiam atualizações online ou patches, então, a menos que houvesse um motivo muito sério, depois que você finalizava o jogo, aquilo era definitivo.

Por isso, acho que é justo dizer que desenvolver esse jogo sem os dados-mestre ou o código-fonte foi, de longe, o maior desafio.

O fato de eles terem reconstruído o jogo quase que do zero também fez com que a Square não o denominasse como port, remaster ou remake. Em toda comunicação, a empresa apenas diz que The Ivalice Chronicles é uma versão aprimorada de Final Fantasy Tactics.

Mais adiante, o diretor é questionado sobre o motivo de eles terem focado em aprimorar o Final Fantasy Tactics original ao invés do War of the Lions e se teriam os adicionais da versão portátil.

Por que vocês decidiram focar na atualização do FINAL FANTASY TACTICS original em vez da versão War of the Lions?

Eu e outros membros desta equipe de desenvolvimento não estivemos diretamente envolvidos em War of the Lions, mas acredito que o conteúdo daquele jogo atendeu plenamente às expectativas dos jogadores na época.

No entanto, ao olharmos para tudo isso quase 30 anos depois, durante a criação deste jogo, nós nos perguntamos o que a nossa equipe — aqueles que criaram o FINAL FANTASY TACTICS original — poderia fazer para levar esse jogo a uma nova geração de jogadores.

Foi ao refletirmos sobre essa questão que chegamos à conclusão de que o caminho mais adequado para nós seria prestar respeito à experiência do jogo original e recriá-la na melhor forma possível.

Vocês consideraram adicionar elementos de FINAL FANTASY TACTICS: THE WAR OF THE LIONS, como Balthier, Luso e os jobs Onion Knight e Dark Knight?

Nós, claro, consideramos a adição de novos jobs, habilidades e personagens — incluindo os jobs que aparecem em War of the Lions. No entanto, a versão original de FINAL FANTASY TACTICS já é um jogo muito completo, tanto do ponto de vista do design quanto da história. Se fizéssemos mudanças muito grandes, isso acabaria sendo uma perda não só para os fãs do jogo original, mas também para quem está conhecendo o título agora.

Tendo isso em mente, nosso primeiro passo ao trazer FINAL FANTASY TACTICS de volta no presente foi nos mantermos fiéis ao original e dar foco aos personagens, aos jobs e à experiência de gameplay da versão original.

A equipe de desenvolvimento foi extremamente apaixonada quanto a trazer uma experiência o mais próxima possível do jogo original e, como resultado, nós recriamos e utilizamos os efeitos visuais e sonoros originais — algo que espero que os fãs do jogo, especialmente, apreciem ao jogar.

Você pode experimentar Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles a partir de 30 de setembro de 2025, quando o jogo for lançado para PS5, PS4, Nintendo Switch, Nintendo Switch 2, Xbox Series X|S e PC via Steam.


Descubra mais sobre Dragão RPG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

3 respostas para “Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles não terá conteúdo extra da versão The War of the Lions”.

  1. Avatar de Rodrigo Valente
    Rodrigo Valente

    Nossa, eu entendo a ideia de se querer dar uma experiência próxima ao original, mas não poderiam ter deixado isso opcional? Entendo que os times internamente são diferentes, mas em outros lançamentos da Square temos esse tratamento, como Romancing SaGa Minstrel Song onde é dada opção de jogar apenas com o conteúdo original ou com o novo conteúdo do remaster.

    A Square nesses pontos é bem estranha, não tem padrão de nda na empresa, infringe.

    Curtir

  2. Aham sei… depois vão lançar esse conteúdo via DLCs pagas kkkk
    Não faz sentido um game de PS5 ser inferior ao do PSP ‘-‘

    Curtir

  3. Em 2025 eu acho que tirar conteúdo em vez de agregar conteúdo é meio paia, é um downgrade, o conteúdo do war of the lions era bem legal… maas dito isso, pra mim ter legendas em PT-BR seria muito mais fundamental. O War of the Lions, só tem alguns extras que como disseram ali n impacta em nada no escopo total do jogo, então eu ainda estou super animado com várias outras coisas tipo níveis de dificuldade. Algumas mudanças com o Cloud entrando mais cedo no jogo, vamos ver como a coisa toda rola, mas ainda algumas mudanças tecnicas são bem vindas e jogarei feliz esse game!

    Curtir

Deixe um comentário

posts relacionados

Descubra mais sobre Dragão RPG

Assine agora mesmo para receber as últimas notícias de RPG eletrônico direto no seu email.

Continue lendo