A Square Enix acaba de realizar sua 44ª Reunião Anual de Acionistas, o que trouxe novas informações ao público. Em questão de vendas, no ano fiscal passado, a Square Enix teve um declínio de 70% no lucro líquido e registrou uma perda extraordinária de 22,1 bilhões de ienes após abandonar projetos previamente autorizados que foram considerados não lucrativos. Isso foi seguido pelo anúncio de uma grande mudança na política, incluindo o foco na qualidade em vez da quantidade e lançamentos regulares de jogos AAA.

Embora esse novo plano de negócios de médio prazo também tenha incluído a menção de “títulos de classe média”, a ênfase em “títulos de alta qualidade” e “títulos AAA” fez com que as pessoas se perguntassem se a Square Enix estaria se concentrando apenas em seus principais IPs em detrimento de títulos menores e mais experimentais. Em uma recente reunião de acionistas, o CEO da Square Enix, Takashi Kiryu, abordou essa preocupação.

De acordo com o jornalista independente michsuzuki, perguntaram a Kiryu sobre a abordagem “qualidade em vez de quantidade” do novo plano de negócios e se isso significava que não haveria mais jogos independentes. Na ocasião, o CEO respondeu:

“Se definirmos ‘jogos independentes’ como jogos casuais, de pequena e média escala, também estaremos trabalhando duro neles. Não posso citar títulos específicos no momento, mas nosso pipeline de desenvolvimento não inclui apenas grandes títulos. O desenvolvimento de jogos independentes não deve ser descartado.”

Square Enix Ainda Desenvolverá Jogos de Média Escala

Por um lado, essa declaração parece ir na contramão do que Kiryu falou no começo do ano ao anunciar o novo plano de negócios Square Enix Reboots and Awakens. Na época, Kiryu disse que iriam focar mais em títulos de grande porte, como os AAA, ao mesmo tempo que alavancariam seu guarda-chuva de IPs mundialmente conhecidos. Ainda assim, o plano visava lançar jogos indies, dando a entender que seriam aqueles da Square Enix Collective, a iniciativa da empresa em publicar jogos de menor escala, como PowerWash Simulator e Little Goody Two Shoes.

O CEO sugeriu que a Square Enix cometeu um erro ao lançar muitos títulos que se enquadram entre AAA e indie, enfatizando a necessidade de se concentrar nos principais títulos de um lado e nos indies casuais de outro. Essa sua declaração foi entendida pela comunidade como se ele fosse matar o pipeline de jogos de médio porte, como Star Ocean: The Divine Force, Valkyrie Elysium, The DioField Chronicle, Harvestella, entre outros. Mas após a reunião de acionistas, parece que ele voltou atrás.

Há alguns jogos de médio porte que já estavam em desenvolvimento e serão lançados em breve, como Visions of Mana e Romancing SaGa 2: Revenge of the Seven. Além disso, a Square Enix publicará FANTASIAN Neo Dimension, um RPG de Sakaguchi anteriormente exclusivo do serviço Apple Arcade. No entanto, considerando o período de desenvolvimento longo de jogos atuais, esses projetos já estavam em andamento há um bom tempo, então não estão incluídos no novo modelo de negócios da Square.

Com a declaração inicial de Kiryu, alguém poderia imaginar que esses projetos de médio prazo teriam sido aqueles ceifados pela nova estratégia, o que seria uma situação lamentável. Mas agora, com a nova reunião de investidores, parece que alguns ainda continuarão em desenvolvimento, especialmente se as vendas foram favoráveis.

A propósito, a mesma pergunta dos acionistas também incluiu uma questão sobre quantos títulos AAA a Square Enix pretende lançar por ano, mas Kiryu não forneceu um número, explicando que a empresa está priorizando lançamentos oportunos, em vez de atingir uma cota anual específica. Ele observa que as estratégias de vendas anteriores da Square Enix resultaram na canibalização de jogos entre si. Eles pretendem evitar que isso aconteça novamente, concentrando-se no momento certo dos novos lançamentos.


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7 respostas para “Square Enix diz que ainda está trabalhando em jogos de menor e média escala”.

  1. Avatar de Rodrigo Valente
    Rodrigo Valente

    Essa é uma ótima noticia, muito bom saber que ainda vai existir espaço para projetos despretensiosos dentro da Square, e ainda posso sonhar com o remaster do meu massacrado Brave Fencer Musashi kkkkkkk

    Curtido por 2 pessoas

    1. Avatar de Greg Firebrand

      Não te entregues.

      Curtido por 2 pessoas

  2. Ainda bem que pisaram no freio nessa decisão que soou emocionada e impulsiva. Ray Ray está salvo!

    Curtido por 1 pessoa

  3. escuare tem muitas coisa boa “AA” pra abandonar assim, bom que vão manter!

    Curtido por 1 pessoa

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