Em uma entrevista ao IGN, o atual gerente da marca Final Fantasy, Yoshinori Kitase, comentou o que ele mudaria num hipotético remake de Final Fantasy VIII, um título dirigido pelo profissional. Na ocasião, Kitase disse que mudaria o o sistema de batalha, em especial o sistema de Junction.

Veja aqui a declaração de Kitase, traduzido livremente por mim:

“Acho que você pode se lembrar de que tínhamos o sistema Junction em Final Fantasy VIII”, ele disse. “E o que acontecia com esse sistema era que os inimigos evoluíam de acordo com o nível do jogador. E obviamente você tinha que usar o sistema Junction e customizá-lo para superar o desafio. Acredito que seja um sistema muito difícil para algumas pessoas entenderem. Dependendo das habilidades do jogador, às vezes eles simplesmente não conseguiam encontrar a melhor maneira de fazê-lo funcionar.

“Então, acho que gostaria de voltar a isso e realmente reformular o sistema de batalha no [Final Fantasy VIII] e torná-lo algo em que o nível de dificuldade e acessibilidade para alguns fãs estivesse muito mais equilibrado. Acredito que essa seria a coisa mais importante que eu olharia se fosse fazer um remake.”

Quanto à existência de um remake do oitavo título numerado, Kitase diz que seria um esforço hercúleo. Ele também disse que um remake de Final Fantasy VI demoraria cerca de 20 anos.

“Percebi que tentar recriar o volume de conteúdo daqueles RPGs daquela época nos dias de hoje realmente não é algo que se possa fazer levianamente”, disse Kitase. “É um investimento enorme de tempo e esforço, então realmente temos que pensar muito antes de assumir qualquer tipo de projeto assim.”

Contexto: Sinceramente, eu não acho que o sistema de Junction seja assim tão complexo, mas ele é nebulado pela controversa mecânica de Draw, que exigia muita paciência dos jogadores. Mas há um motivo para ter esse disparate entre os dois elementos. Hiroyuki Ito, criador dos sistemas de batalhas de Final Fantasy, principalmente o ATB, estava responsável pelo combate em Final Fantay VIII. Ele criou o sistema de Junction, onde alocavamos magias para aprimorar os atributos dos personagens. Contudo, antes dele terminar o sistema, ele foi chupinhado por Sakaguchi para dirigir Final Fantasy IX. Quem assumiu o seu lugar como diretor de combate foi Takatsugu Nakazawa, o criador do sistema Draw. Nakazawa também foi diretor do combate de Final Fantasy XV, chamado de AXB (Active Cross Battle), um dos que eu menos gosto

Fiz um vídeo ao Chocobros contando um pouco sobre algumas consequências que o desenvolvimento/fracasso do filme Final Fantasy: The Spirits Within causou na Square Enix e o combate de Final Fantasy VIII está entre eles.

Não sei e não creio que alguém possa confirmar se há outro remake de algum título numerado encavalado na linha de produção da Square – mesmo que haja boatos fortes quanto a um de Final Fantasy IX. Mas se realmente existir, creio eu que só terá a devida atenção assim que todas as partes do remake de Final Fantasy VII forem entregue. A segunda parte, aliás, recebeu uma demo recentemente.

Fonte: IGN


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4 respostas para “Diretor de Final Fantasy VIII mudaria o sistema de batalha em um remake”.

  1. O sistema de junction realmente não era confusos, na verdade era bem desbalanceado isso sim. Mas não vejo só como culpa dele, o FFVIII em si tem muitos problemas de equilíbrio, diversos sistemas do jogo te deixam op muito rápido e logo no início. Um futuro remake do título merecia não só atenção no Junction, mas em toda a cadeia que envolve ele (Draw, GFs, Transmutações e etc).

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    1. Concordo, alguém muito bonito e garboso! Parece um protótipo de boas ideias, mas que pecaram na execução. Eu acho o sistema de Junction muito criativo, mas precisa de um incentivo melhor.

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  2. Que bom que pensam em esforços para diminuir o ódio que acaba injustiçando o jogo.

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