O estúdio liderado por Hajime Tabata, a JP Games, em colaboração com a empresa de inteligência artificial Quantum Solutions, anunciou SHALLAH, um RPG de título provisório para adultos que retrata uma batalha feroz de magia e feitiçaria, e uma história de amor entre um humano e uma deusa, ambientada em um mundo épico que incorpora o conto de “As Mil e Uma Noites”. Está planejado para ser lançado mundialmente.

A JP Games cuidará do planejamento e desenvolvimento geral de SHALLAH e desenvolverá o jogo usando sua ferramenta proprietária Pegasus World Kit, enquanto a Quantum Solutions será proprietária da propriedade intelectual e fornecerá o suporte necessário para maximizar as forças da JP Games no desenvolvimento de conteúdo com base em seu know-how em design de mundo, tecnologia e design de jogos – isso com inteligência artificial, pelo o que entendi.

No comunicado de imprensa oficial há comentários de Hajime Tabata, de Mark Pink – presidente da Quantum Solutions – e uma descrição de SHALLAH:

SHALLAH” é um novo projeto de RPG que retrata uma batalha feroz de magia e feitiçaria e uma história de amor entre um ser humano e uma deusa em um mundo épico que incorpora o conto de As Mil e Uma Noites. A JP GAMES será responsável pelo planejamento e desenvolvimento geral, e desenvolverá o jogo usando sua própria plataforma, “PEGASUS WORLD KIT”.

A Quantum Solutions será proprietária da propriedade intelectual “SHALLAH” e fornecerá todo o suporte necessário para maximizar os pontos fortes da JP Games no desenvolvimento de conteúdo com base em seu design superior de mundo, tecnologia e design de jogo.

Hajime Tabata, CEO da JP Games, Inc. comentou o seguinte:

“A Quantum Solutions recentemente ofereceu trabalhar conosco em um projeto de jogo em conjunto, e começamos o desenvolvimento do RPG “SHALLAH”, que estávamos planejando há algum tempo. Estarei envolvido tanto no desenvolvimento quanto nos aspectos comerciais do projeto como produtor. O jogo será anunciado oficialmente quando estiver mais desenvolvido, e será o primeiro título principal de grande porte da JP Games, portanto, fiquem ligados.”

Mark Pink, Presidente da Quantum Solutions Co., Ltd. comentou o seguinte:
“A IA/Computação quântica é altamente compatível com jogos e será capaz de alterar o comportamento dos personagens em tempo real, proporcionando uma experiência de jogo mais desafiadora para os jogadores. Além disso, a IA será capaz de reconhecer as emoções dos jogadores e fornecer reações adequadas à jogabilidade para uma experiência mais imersiva. A IA x Computação Quântica será um grande avanço no desenvolvimento de jogos, e estou entusiasmado por trabalhar com a JP GAMES no co-desenvolvimento de SHALLAH.

O fracasso de Forspoken e a integração da Luminous Productions

Hajime Tabata foi diretor de Crisis Core: Final Fantasy VII e depois assumiu as rédeas de Final Fantasy XV, que, independentemente dos percalços em seu desenvolvimento e execução, foi um sucesso de vendas. Na sequência, tornou-se fundador da Luminous Productions, uma subsidiária e empresa externa da Square Enix – no entanto, anteriormente a Luminous era uma das divisões de negócio da Square, sendo a equipe responsável pelo desenvolvimento de Final Fantasy XV após Tetsuya Nomura sair do projeto.

Com o encerramento de Final Fantasy XV, a Luminous Productions iniciou um novo projeto AAA, Forspoken. O jogo prometeu ter um escopo parecido com o de Noctis, com um mundo aberto expansivo, um sistema de travessia fluido e ágil, e uma narrativa estilo isekai quando uma nova-iorquina se vê enfiada num mundo de fantasia. Contudo, alguns relatos dizem que o jogo custou mais de $100 milhões para ser desenvolvido, mas retornou um enorme prejuízo para a Square Enix, o que causou a dissolução e integração da Luminous Productions na empresa matriz e a saída de Hajime Tabata.

Consequentemente – mas talvez não um evento isolado por conta do fracasso de Forspoken – o então CEO da Square Enix, Yosuke Matsuda, renunciou e no seu lugar assumiu Takashi Kiryu. Kiryu compartilhou seu planejamento para o futuro da Square Enix, que envolve focar em menos títulos, com maior qualidade. Uma das ações do seu novo plano pode ter se reverberado na incorporação da Tokyo RPG Factory, uma subsidiária da Square que produzia RPGs de menor escala, mas com aquele tom de nostalgia dos anos 90.

Enfim, tudo isso para falar que considerando o histórico de Hajime Tabata, não é de se estranhar que ele está optando por fazer jogos com o auxílio de uma empresa de IA. Apesar da Quantum Solutions dizer que sua tecnologia vai aprimorar a experiência do jogador, acho difícil ela não usar da mesma para cortar algumas arestas no desenvolvimento e economizar no capital humano. Só o tempo dirá.

Fonte: Gematsu


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4 respostas para “SHALLAH, novo RPG do diretor de Final Fantasy XV, anunciado”.

  1. Meu RPG de adulto é seguir os passos do editor deste site.

    Curtido por 1 pessoa

    1. HAHAHAHHAHAHA você sabe onde eu moro! Siga meus passos até a banheira!

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  2. Por mais que pareça uma intenção experimental camuflada no anúncio do jogo, deve-se considerar que o uso de IA reconhecedora de sentimentos do jogadores, pode refinar o condicionamento da trajetória da jogatina (o que se vê quando se faz escolhas durante os jogos que levam a meios ou finais ou canônicos ou não), indicando que a empresa dobrou a aposta em termos de inovação; quem sabe se esse jogo será marco na história dos jogos eletrônicos, ou inspiração para outro da square enix ou de outra empresa que conseguir aplicar com sucesso IA/computação quântica aos jogos? A conferir.

    Curtido por 2 pessoas

    1. A conferir! Eu só espero que a IA esteja sendo utilizada para expandir o escopo da interatividade ao invés de substituição ao capital humano. Veremos!

      Curtido por 1 pessoa

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